segunda-feira, 19 de junho de 2023

Curso de Educação Ambiental articulada com o Currículo Paulista no Contexto Local


Neste 1º semestre as Professoras Especialistas de Currículo Anna Claudia (PEC Química/Física) e Gisele Barreto (Geografia) deram início ao curso para os docentes da rede municipal de Assis e da rede estadual - Diretoria de Ensino Região Assis.

Palestra com Dr. Emilio Prandi, geólogo do DAAE- Águas Subterrâneas

Palestra com Patricia Fazano, gestora da Estação Ecológica Caetetus - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Um dos aspectos mais destacados do curso é a abordagem inclusiva e acessível, com aulas presenciais e atividades práticas remotas.
O curso ainda tem continuidade no 2º semestre deste ano e espera-se que essas habilidades e formações adquiridas capacitem os docentes a fazerem escolhas mais sustentáveis e a compartilharem seu conhecimento com suas famílias, amigos e colegas.
O Curso é um exemplo inspirador de engajamento e conscientização ambiental em prol a formação continuada para os professores da Educação Básica, desenvolvido em parceria com especialistas renomados na área e tem como objetivo capacitar os docentes a adotarem práticas sustentáveis e se tornarem agentes de mudanças em suas escolas e comunidades.
O Curso abrange uma ampla gama de tópicos articulados com o Currículo Paulista, tais como a importância em se conhecer o processo histórico das questões socioambientais, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) e conhecer e proteger as nascentes de forma a preservar os recursos naturais. Os docentes estão tendo a oportunidade de se envolver em atividade práticas, como a visita a uma indústria de cosmético sustentável, visita as nascentes do contexto local o que pode proporcionar uma experiência enriquecedora e interativa.
A iniciativa é parte de um esforço maior da Diretoria de Ensino para promover a conscientização e a preservação ambiental, bem como de preparar os docentes para enfrentar os desafios emergentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. Acredita-se que essa iniciativa terá um impacto significativo, não apenas no ambiente local, mas também na formação de uma sociedade mais consciente e comprometida.
Algumas atividades já desenvolvidas pelos docentes nas unidades escolares envolveram a realização de um Plano de contingência para ERRD e uma ação no Dia do Meio Ambiente em COMBATE A POLUIÇÃO PLÁSTICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário